Entenda a diferença entre alvenaria estrutural e alvenaria convencional

A definição do sistema construtivo deve vir através da diferença entre alvenaria estrutural e alvenaria convencia para assim, escolher qual o método ideal para a construção. Essa escolha deve ser dada de acordo com a topografia, tipo de solo entre outros fatores.

Mas, você sabe a diferença entre eles? Sabe a vantagem e desvantagem de cada um?
Nesse artigo iremos falar um pouco sobre esses materiais para você saber qual a melhor escolha para a sua obra.

Alvenaria Convencional

A alvenaria convencional, também denominada de alvenaria de vedação é o método construtivo mais adotado no Brasil para obras residenciais. Funciona como um “esqueleto” formado a partir da combinação de pilares, lajes e vigas.

Veja mais: Entenda como os tubos de concreto podem salvar sua obra

A maioria das construções convencionais também gera bastante entulho devido à quebra de blocos do sistema: as paredes são normalmente erguidas e depois rasgadas para receberem a tubulação.

Vantagem

Não há restrição quanto às medidas do projeto, o que permite maior liberdade criativa, não há limites para futuras reformas, e podem ser especificadas esquadrias fora do tamanho padrão.

Desvantagem

Possui um tempo de execução um pouco maior e um custo mais elevado em comparação com o sistema de alvenaria estrutural.

 

Alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural, também é chamada de parede portante, ela exige planejamento e profissionais qualificados. Isso tudo acontece porque esse método de construção tem função estrutural em um projeto, e é indispensável para a sua estabilidade.

O principal atributo desse sistema é que todas as paredes têm a função de suportar o peso da laje ou da cobertura. Não há pilares e vigas, a estrutura é formada pelas paredes e lajes.

Com isso, a boa execução das paredes é fundamental. Deve-se ao máximo evitar cortes nos blocos, e por isso este sistema é chamado de racionalizado.

Vantagem

O método diminui os custos e otimiza o tempo. É um dos métodos construtivos mais antigos do mundo, a alvenaria estrutural vem evoluindo e é capaz de sustentar projetos residenciais de 3 a 20 pavimentos, ambientes comerciais e prédios públicos.

Desvantagem

Requer mão de obra especializada, não permite portas e janelas fora do padrão, e não pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto, pois as possibilidades são limitadas ao padrão dos blocos.

Veja mais: Vale a pena utilizar Alvenaria Estrutural

Agora que você já tem conhecimento sobre esses dois tipos de Alvenaria, lembra-se, é importante você sempre consultar um arquiteto ou engenheiro.

Gostou desse texto? A tecnobloco possui produtos para você poder realizar a sua obra, que tal dar uma olhada em nosso site?